Curiosidades sobre a morte de Ingrid, em Laços de Família

ingrid

Vai ao ar amanhã, em Laços de Família (reprise no Canal Viva), a morte de Ingrid (Lilia Cabral), originalmente exibida no dia 03 de outubro de 2000, e uma das passagens mais fortes da novela.  A cena coroa com chave de ouro a pequena, porém marcante, trajetória da atriz na trama e mostra a personagem sendo assassinada após virar refém de um bandido em um posto de gasolina junto com filha Íris (Deborah Secco).

O desfecho trágico da personagem não estava previsto na sinopse e pegou os telespectadores de surpresa na época, pois foi divulgado muito próximo da sua exibição. Por causa da empatia que Ingrid causou em suas cenas, a ideia original era que ela fosse para o Rio de Janeiro trabalhar como enfermeira na clínica de Helena (Vera Fischer). Na nova cidade, a personagem redescobriria a vida e mudaria até a sua forma de se vestir, conforme destacou matéria do jornal O Globo poucas semanas antes da cena do assassinato ir ao ar.

A própria Lilia Cabral foi surpreendida pela decisão do autor Manoel Carlos e declarou ao programa Sem Censura (TV Brasil), em tom de brincadeira, que ficou “pra morrer” quando recebeu a informação. Ao ser avisada pelo diretor Ricardo Waddington, ela ainda foi informada de que em breve teria uma boa notícia, o que de fato aconteceu: recebeu um convite para ser uma das protagonistas do filme A Partilha, cujas filmagens aconteceram entre novembro e dezembro de 2000, logo após a saída da atriz e enquanto Laços de Família estava no ar. Não se sabe o quanto isso contribuiu para a decisão de matar Ingrid, mas Manoel Carlos declarou na época que, embora tenha pensado em manter Lilia na novela, qualquer que fosse o caminho “soaria como um remendo frente ao talento da atriz”.

A cena foi inspirada no famoso sequestro do ônibus 174, ocorrido no Rio de Janeiro no dia 12 de junho do mesmo ano, e deu à novela um pico de 54 pontos de audiência, 11 a mais do que ela vinha registrando na época.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s